20120313

MOSAICOS HIDRÁULICOS I

“… Os mosaicos são feitos na base de ferro pré-estabelecida de forma invertida. Isto é:
A primeira coisa a preencher os moldes são as cores.
Segue-se uma segunda camada a que se chama secante e que é composta por cal hidráulica, cimento e areia bem peneirados.
A terceira camada é de novo cimento e areia.
Depois é preciso empurrar o pesado molde de quase 15 quilos até à prensa que ajuda a compactar a mistura e, no final, é desenformar com cuidado.
No dia seguinte o mosaico passa umas horas dentro de água e depois seca entre duas a quatro semanas.
Na aplicação pode passar-se um protector sintético ou o tradicional óleo de linhaça, para evitar que o chão absorva manchas.
Depois é esperar que os anos passem…” - Jornal Público, 2 de Janeiro de 2012

Na primeira visita que a irmã de Beringela fez ao Bonjardim, o sol entrava pela cozinha realçando as cores do chão, e Mariana comentou que o pavimento da cozinha era tão bonito que para completar o quadro só faltava uma tigela de leite morno para os gatinhos. Essa imagem será fielmente reproduzida de forma a manter a memória do espaço.

Os mosaicos hidráulicos existentes no Bonjardim entraram na infindável lista de materiais a recuperar assim que descobrimos o seu apaixonante método de fabrico.

Pretendemos aproveitar os mosaicos hidráulicos texturados para colocar no wc (piso 2) e hall (piso 1) e os mosaicos hidráulicos da estrela para colocar no wc (piso 0).
Os mosaicos que se encontram demasiado gastos (cozinha), serão substituídos por mosaicos hidráulicos novos, feitos de acordo com o método tradicional e com o desenho original (estrela).

A Rielza dispunha de um trabalhador reconhecido por ser perfeccionista e paciente, que com perfeccionismo e paciência conseguiu remover todos os mosaicos hidráulicos e azulejos artesanais, sem os danificar, na perspectiva de um dia serem recolocados.
















Infelizmente, em Portugal parece que só existem dois fabricantes de mosaicos hidráulicos, a empresa Arte Vida criada por dois holandeses que se mudaram para Fronteira - Alentejo à procura de uma vida mais sossegada e começaram a produzir hidráulicos e a Fábrica de Mosaicos de Estremoz do Sr. Zagalo.

Beringela iniciou a procura da forma em ferro com o desenho da estrela que mais se aproximasse do mosaico original. Arte Vida foi consultada por e-mail e o Sr. Lúcio Zagalo por telefone (o método possível).

Arte Vida não tinha o desenho exacto, mas o Sr. Lúcio tinha cerca de 2000 formas de ferro com desenhos diferentes. Alguma delas teria a estrela?

A 4 de Fevereiro, empunhando um mosaico hidráulico estrela arrancado do chão da cozinha de Bonjardim, Dr. El Gato e Beringela rumaram a Estremoz na procura de uma estrela igual, sem antes seguirem os conselhos telefónicos do Sr. Lúcio…
“… venham agasalhados com um casaquinho, que aqui em Estremoz está muito frio!...”

Ao entrar na oficina fomos confrontados com os 2000 moldes em ferro reproduzidos em mosaicos, de todas as cores, a forrar as paredes até cerca de 3m de altura em toda a volta.

Tivemos tempo de procurar a nossa estrela e de escolher as cores, pois o Sr. Zagalo após a nossa chegada ausentou-se temporariamente para levar a casa a sua esposa e pincher de camisolinha de lã vermelha (também ele protegido do frio).

Foi apontada a encomenda num pedaço de cartão, pois existia um molde quase igual que vai levar uma alteraçãozinha para ficar mesmo como o original.

Quanto às cores escolhidas, vai ser surpresa! terão de ler o post referente ao dia em que voltaremos a Estremoz para carregar a carrinha do pai de Beringela com 500kg de hidráulicos coloridos…

6 comentários:

  1. Solicito o livro de reclamações dos blog's não actualizados, pois tenho conhecimento por fontes fidedignas que El gato e sua beringela já haviam rumado ao sul na sua'frogunete' para novo encontro com mr.Zagalo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poste abaixo, peço-lhe compreensão e que tente resfriar as suas actividades de reclamações/contestações judicias e quando tudo isso falhe umas machadadas no elemento reclamado.
      Porque não queremos a ASAE no nosso blog (entidade de fiscalização do livro de reclamações dos blog's não actualizados) garantimos que ainda esta semana será actualizado o post do Sr. Zagalo, onde poderão ver essa bela 'frogunete' carregada.

      Eliminar
    2. Espero que não tenha a mesma desventura que nós , que animados rumamos a Estremoz em Maio de 2014, já não tão agasalhados pois o tempo amainara nessa altura, para proceder a uma encomenda de 60m2 do justamente afamado mosaico, pagando metade do valor acordado como sinal e ainda hoje aguardamos pela encomenda. Depois do Verão disse que estaria pronto em Outubro, que depois passou para o Natal, desculpas com seu estado de saúde e o tempo e a saída de empregados projetaram a entrega para Fins de Janeiro, e assim continuamos à espera desesperando.Mestre Zagalo pode ser uma criatura encantadora, ter o habilidade e a prosa de alguém de sua idade que domina sua arte mas quanto a compromisso com prazos de entrega esqueçam.

      Espero que tenham tido mais sorte

      Atentamente

      Eliminar
  2. Em Sintra há a Projecto Mosaico que reproduz esses desenhos. http://projecto-mosaico.com

    ResponderEliminar
  3. Na Somor também se produz este mosaico e as entregas e responsabilidade é duma grandeza enorme não exitem vão ás pessoas certas, pois estes são os verdadeiros fabricantes desde os separadores de tintas á produção de qualquer coisa em arte de cimento

    ResponderEliminar
  4. Ola mt boa tarde. Alguém me sabe dizer onde posso arranjar alguns moldes. Mt obrigado

    ResponderEliminar