20120824

PELA MADEIRA!

O soalho original do Bonjardim é em madeira de pinho e algumas peças chegam a atingir cerca de 7m de comprimento.
Optamos desde início pela sua recuperação integral. Com mais ou menos canais à vista (do caruncho e térmitas), o soalho foi na sua grande maioria conservado.
 
Foi decapado / lixado e tratado com xilofene.
Após a verificação da resistência das tábuas visivelmente mais danificadas, e a remoção / substituição de algumas peças que apresentavam um elevado estado de degradação (o que permitiu observar os vigamentos de madeira que suportam as lajes), todas as juntas e imperfeições (resultantes de fartas refeições da fauna local) foram preenchidas com uma mistura de betumação à cor e aparas do próprio soalho resultantes da 2ª lixagem.
O acabamento foi feito com verniz mate da marca Cin, com alguma coloração para uniformização da cor do pavimento.
Aqui vão algumas fotos do resultado final, que nos surpreendeu.
 

 

3 comentários:

  1. O resultado, pelas imagens, está magnifico. Parabéns!

    Também ando em restauros de uma casa bicentenária, mas em Coimbra. Mandei remover todos os forros em madeira dos tectos para observar os vigamentos, tanto dos pisos como das paredes. O bicho é um malandro!

    Que análise fizeram aos vossos vigamentos de piso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paulo, Obrigada,
      No caso da nossa recuperação, como não removemos o soalho original nem os tectos em estuque originais, por ainda estarem numa fase em que conseguimos recuperar tudo, a visualização dos vigamentos ficou limita ao tecto da cozinha e tectos do piso da cave (que foram substituídos na integra) e alguns sítios pontuais do pavimento onde tivemos de substituir alguma peça de soalho por se encontrar num estado avançado de destruição.
      Foi o suficiente para visualizarmos que os vigamentos se encontravam em óptimo estado, no entanto nem toda a estrutura estava acessível para tratamento.
      Fizemos um tratamento da superfície do soalho, com várias demão de emulsão xilófaga, procurando chegar sempre que possível aos elementos estruturais dos pisos.

      No seu caso, como os tectos são em forra de madeira, e a mesma foi removida, já tem a possibilidade de aceder a todos os vigamentos, e acabar com as refeições de aparas.
      Espero que as obras da casa em Coimbra estejam a correr bem.

      Envio o nosso e-mail para o caso de ter fotos da obra para partilhar, que tínhamos muito gosto em ver.

      bonjardim953@gmail.com
      Cumprimentos
      Beringela

      Eliminar
  2. Bom Dia

    Que recuperação fantástica!

    A título de curiosidade:
    Que tipo de "aplicação de gesso à base de cal" é que foi utilizado para restaurar as paredes e tectos interiores?´

    Muito Obrigado

    Atentamente

    ResponderEliminar