20120606

FACHADA ESTE

“Cara feia não é uniforme” - provérbio

O Porto destaca-se pela grande variedade de cores das suas fachadas, provocada pelo uso do azulejo que surgiu com a industrialização e marcou para sempre a imagem da cidade.

A fachada principal do Bonjardim é revestida com os clássicos azulejos biselados de 12cm x 7cm num lindo e translúcido verde d’água.

Consultamos o banco de materiais da Câmara Municipal do Porto, porque soubemos que a Câmara cedia gentilmente de forma gratuita os azulejos resgatados de demolições ou obras de alteração de edifícios do centro histórico, tendo como objectivo a preservação e salvaguarda do património arquitectónico e artístico da Cidade do Porto.

Tínhamos a esperança de encontrar azulejos iguais aos da nossa fachada (formato e cor), na quantidade suficiente para colmatar as falhas existentes (cerca de 1.00m²), mas deparámo-nos com alguma inércia do serviço que demorou semanas a dar resposta ao nosso pedido não confirmando nem por e-mail nem por telefone se existia efectivamente azulejos semalhantes em stock, sendo necessário efectuar uma visita às instalações camarárias.

Devido a esse impasse, e uma vez que muitos dos azulejos se encontravam com o vidrado deteriorado e as argamassas de fixação fracas, decidimos que os azulejos existentes não iriam ser aproveitados.

A recuperação da fachada principal vai passar pelos seguintes trabalhos:
1- Remoção de todos os azulejos e argamassas de forma a ficar a pedra à vista (os azulejos foram cuidadosamente removidos e armazenados);
















2 - Lavagem com jacto de água (de modo a garantir o saneamento da superfície);
3 - Tratamento curativo de hidrofugação, impermeável e incolor, Silitop B2 (para tratamento do granito, impedindo a absorção de água e dos seus contaminantes sem tapar poros, sem alterar significativamente a permeabilidade do suporte ao vapor de água e proteger as superfícies contra o desenvolvimento e penetração de micro-organismos);
4 - Execução de camadas sequenciais tradicionais compostas por camada de chapisco com resina de aderência (para criação de camada de base na alvenaria), camada de ceresite tradicional, camada de reboco de regularização à base de cal;
5 - Fixação do azulejo recorrendo a argamassa tipo cimento cola weber.col flex M e betumação weber.color.

Para o acabamento final, optamos por azulejo com a mesma tipologia, ou seja rectangular biselado, no entanto será aplicado com a dimensão disponível no mercado, de 15cm x 7.5cm, vidrado na cor verde d’água (afinada à cor original).

Actualmente estamos ansiosamente a aguardar o envio do segundo teste de afinação da cor (verde d’água) pois a primeira amostra visualizada a semana passada apresentava a mesma cor da fachada original mas não apresentava uma vidrado tão translúcido como o dos azulejos antigos.

5 comentários:

  1. Parabéns pela excelente reconstrução. Pergunto-lhe apenas a que empresa recorreu para fornecimento dos azulejos. Estou a fazer a reabilitação da minha casa que tem exactamente este tipo de cerâmicos na fachada. Existe alguma empresa nacional que ainda os produza? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Obrigada, A sua obra também é no Porto?
      A empresa que forneceu os azulejos biselados 7,5x15cm da nossa fachada foi a CERBRAN (Aveiro). Foi também esta empresa que nos forneceu os azulejos em terracota vidrados colocados nas paredes das instalações sanitárias.
      Tem muitas cores standard, mas também é possível fazer a afinação da cor para o tom que se pretender (foi o que fizemos, afinação para a cor dos azulejos originais através da apresentação de um exemplar).

      Envio ainda o nome de algumas empresas que também fornecem azulejos biselados (para vários preços / qualidade):
      - VIÚVA DE LAMEGO (azulejo biselado 7,5x15cm);
      - RECER (série Porto 7,5x15cm);
      - PRIMUS VITÓRIA, (série Technical biselados 7,5x15cm e 10x20cm).

      Esperamos ter ajudado, e enviamos o nosso e-mail para mais esclarecimentos que pretenda, nomeadamente sobre os revestimentos cerâmicos.

      bonjardim953@gmail.com
      Cumprimentos
      Beringela

      Eliminar
    2. Sim. A obra que tenho é na Rua Formosa. Estive a a ver as séries que existem no mercado e o meu problema é o mesmo do vosso, as cores existentes são sólidas e neste tipo de cerâmico é interessante utilizar tons de cor que permitam alguma variação e efeitos de côr conforme recebem a luz. A côr que pretendia era um intermédio entre o azul, verde e cinza... é difícil explicar, mas é uma côr comum em edifícios do Porto do início do século.
      Já agora, tam uma ideia do preço/m2 que vos ficou o azulejo com a afinação de côr?

      Obrigado,
      Maia

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    Aproveito para divulgar uma outra empresa que produz réplicas de azulejos antigos, à qual pertenço. SELO Conservação e Restauro Lda, trabalha no setor da conservação e restauro de bens culturais, em talha, estuques, pintura mural, pintura de cavalete, pedra, azulejos, tudo no que concerne à conservação e restauro e ainda executa elementos novos, tais como azulejos. Possui técnicos com muita experiência e com participação em diversas obras de edifícios classificados e emblemáticos na cidade do Porto. Visitem a nossa página de facebook: https://www.facebook.com/selo.conservacaoerestauro, ou enviem email a pedir informações ou orçamentos para: selo.crbr@gmail.com

    As réplicas são todas feitas manualmente e com a introdução de pequenos defeitos e particularidades que os aproximam dos originais, os azulejos biselados já produzimos na cor verde, azul escuro e ainda de padrão.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, tenho uma casa bastante parecida também na baixa do Porto e estou neste momento á procura de um cinzento para pintar as minha janelas. Poderia dizer-me se sabe qual é a cor (referencia, código ou nome) das suas caixilharias? Obrigado :)

    ResponderEliminar